Adaptação escolar, dicas úteis!
- Mila Miranda
- 5 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Se o seu filho vai passar por adaptação escolar, seja pela primeira vez ou em uma nova instituição, quanto antes se organizar melhor - para você e para ele. Afinal, é um momento delicado para toda família.
Para a criança é um momento de reconhecimento de ambiente, do primeiro contato com as regras da escola, com colegas e brincadeiras. E para os pais um verdadeiro quebra-cabeça para encaixar os horários de entrada e saída da escola com o trabalho.
A família inteira começa um novo capítulo da a partir desse momento. Por isso preparei algumas dicas para esse momento tão especial.
Dicas úteis:
1. Antes de voltar as aulas organize a sua rotina - quem irá levar e buscar?; 2. Não esqueça da lista escolar e dos ítens necessários para o primeiro dia de aula; 3. A escola trabalha com uniforme? Já deixe pronto. Não trabalha? já separa a roupa que a criança irá para aula; 4. Um pouco antes da criança entrar na escola estimule a independência da criança. Quanto mais autonomia a criança tiver melhor ainda; 5. Mostre que a escola é um lugar prazeroso de muitos aprendizados e crescimento; 6. Nunca minta para seu filho e não saia da escola sem se despedir dele, mesmo que a despedida seja difícil, não saia escondido; 7. Se você acha que será dificil a despedida, delegue essa função para o pai (ou vice e versa) 8. Evite leva-los no colo, por incrível que pareça quando você os leva andando a despedida é muito mais fácil; 9. Os pais precisam estar seguros do que estão fazendo porque isso ajuda muito a criança na adaptação da escola. Pais seguros, crianças felizes! 11. Mantenha um relacionamento muito próximo com a escola e os profissionais que estão no dia a dia com seu filho 12. Fique atento ao choro do seu filho para identificar se é um choro manipulador ou se realmente tem algum “sofrimento” no choro. 13. Se for a primeira vez dele em escola, leve algo de casa, como um brinquedo por exemplo, isso irá confortá-lo.
Por aqui, Sofia foi para a escola a primeira vez quando ainda tinha um ano e três meses e foi super tranquilo. Mas mesmo ela respondendo bem, eu fiquei na escola por uns 10 dias. A cada dia eu ia embora mais cedo, até que a deixei e não fiquei mais.
Mas o ano passado precisei troca-la de escola, aí tivemos dificuldade, pois ela sentia muita falta da sua antiga professora e dos coleguinhas. Fomos conversando e explicando que ela já era menina grande e que precisava de uma nova escola. Foi uma adaptação bem difícil e acredito que um pouco a culpa foi minha, pois eu fiquei com o coração partido em ter que tira-la da escola antiga.
Esse ano ela continuo na mesma escola, mas a maioria dos colegas são novos. A aula começou hoje, a deixei com a professora e vim embora, me fazendo de ser super segurança porque acredito que o segredo para uma adaptação rápida e sem traumas é a segurança da mãe: quanto mais confiante você estiver, maior segurança passará para ele de que a escola é um lugar seguro, legal e que ele estará bem.
Boa sorte para vocês ( e para mim também heheheh)
bjos
Mila
Comments