Aparelho ortodôntico na infância.
- Mila Miranda
- 1 de fev. de 2018
- 4 min de leitura
Aproveitando o gancho do evento da fada do dente que tem como foco o conscientização da higiene bucal, hoje o papo também será sobre a saúde bucal, mas especificamente, o uso de aparelho ortodôntico em crianças.
Sempre achei que os aparelhos ortodônticos não eram indicados para crianças, uma vez que ainda estão em crescimento e com dentes de leite. Mas é justamente por estarem em crescimento que, em alguns casos, o tratamento é indicado, pois esses aparelhos irão trabalhar osso e não o dente. Essa intervenção ainda na infância, tem mais função de prevenção do que reparação.
Sofia foi diagnosticada com mordida profunda que é um dos tipos de má oclusão e ocorre quando os dentes da arcada superior cobrem totalmente ou de maneira exagerada os dentes inferiores, impedindo que estes sejam vistos. E no caso dela é genético, meu marido tem a mesma arcada e está usando aparelho também.
Em razão da mordida profunda, a arcada inferior não esta desenvolvendo como deveria, a diferença de crescimento das arcadas é muito grande, por isso foi necessário começar o tratamento desde agora. A Dra. Carolina Mattar, ortodontista que acompanha a minha família, me explicou que a diferença de crescimento das arcadas em tese não teria problema, pois a arcada de cima cresce até os 10 anos enquanto que a debaixo cresce até os 19 anos, logo a arcada debaixo alcançaria a de cima.
Mas, a mordida profunda está impedindo que a arcada debaixo desenvolva, podendo causar sérios danos aos dentes, à musculatura e às articulações, por isso é necessário o uso de aparelho.
Para o caso da Sofia, a indicação foi o aparelho funcional que tem por conceito influenciar o crescimento natural do complexo craniofacial, ou seja, auxilia no desenvolvimento genuíno da arcada dentária da criança.
O aparelho é móvel e ela usa quando dorme ou quando está assistindo TV, pois precisa estar com a boca fechada para fazer efeito.
Ela ainda não se adaptou 100%, acredito que tira o aparelho durante a noite, pois acordamos sempre com ele na cama. Apesar de ser indolor, eu não estou forçando e estou deixando ela se adaptar para não ficar com "birra" do tratamento.

O aparelho é todo trabalhado nos personagens que a criança escolhe, incentivando a criança a usa-lo. Sofia escolheu a Elena de Avalor e um arco íris.

A Dra Carolina é super jeitosa com crianças, então as idas ao dentista são sempre prazerosa.

Quero fazer a ressalva de que cada caso é um caso, mas não deixem de procurar um dentista para avaliar os filhotes, pois problemas de má oclusão podem ser resolvidos ou pelo menos amenizados ainda na infância. E, para já esclarecer algumas dúvidas, fiz uma mini entrevista com a Dra. Carolina Mattar:
1) qual a hora de procurar um ortodontista infantil?
NORMALMENTE AOS 5 ANOS É REALIZADA A PRIMEIRA CONSULTA COM O ORTODONTISTA, PORÉM O ACOMPANHAMENTO DOS 6 MESES ATÉ OS 5 É REALIZADO PELA ODONTOPEDIATRA. QUANDO ELA DETECTA ALGO ANTES DOS 5 ANOS ELA JÁ ENCAMINHA PARA O ORTODONTISTA.NA VERDADE O ORTO PRECISA FAZER A ÁREA DE ORTOPEDIA TAMBÉM, POIS NÃO SÃO TODOS QUE FAZEM.
2) dentes de leite irregulares é sinal de que a criança precisa usar aparelho?
NÃO NECESSARIAMENTE, POIS OS OSSOS DA FACE AINDA IRÃO DESENVOLVER. A PREOCUPAÇÃO MAIOR É A FALTA DE ESPAÇOS. NORMALMENTE OS DENTES DE LEITE TEM ESPAÇOS ENTRE ELES, A FALTA DESSES ESPAÇOS PODEM INDICAR UMA ARCADA PEQUENA PARA OS DENTES PERMANENTES. OS DENTES TORTOS NÃO. PODE SER QUE O DENTE DE LEITE SEJA TORTO MAS O PERMANENTE ERUPCIONE CERTO.
3) Mas se os dentes são de leite e irão cair porque devo preocupar ?
OS DENTES DE LEITE ESTÃO LÁ PARA A CRIANÇA FAZER UMA BOA MASTIGAÇÃO, PODER FALAR CORRETAMENTE (POIS QUANDO TEM UMA “janelinha” O AR ESCAPA DIFERENTE E O SOM SAI DIFERENTE, PARA O EQUILÍBRIO DE TODA A MUSCULATURA (LÁBIOS, LÍNGUA E BOCHECHA) E PARA A ESTÉTICA.
4) O que muda no tratamento infantil?
O TRATAMENTO INFANTIL É VOLTADO PARA A CORREÇÃO PRIMEIRAMENTE DO EQUILÍBRIO DOS OSSOS, MÚSCULOS E DENTES. ENTÃO PRECISAMOS - REMOVER TODOS OS HÁBITOS RUINS ( CHUPETA, MAMADEIRA, SUCÇÃO DE DEDO E INTERPOSIÇÃO DE LÍNGUA).- DIAGNOSTICAR E TRATAR OS OSSOS QUE PODEM NÃO ESTAR DESENVOLVENDO CORRETAMENTE COMO POR EXEMPLO UMA MORDIDA CRUZADA, ONDE O OSSO DE CIMA É MENOR OU ESTÁ ENCAIXANDO AO CONTRÁRIO COM O OSSO DE BAIXO (o osso de cima tem que cobrir todo o osso de baixo igual a uma tampa com uma panela) SE NÃO CORRIGIR NESSA FASE ESSA CRIANÇA VAI FAZER TODAS AS FUNÇÕES ERRADAS (comer, falar e engolir) ATÉ QUANDO CORRIGIR. PODENDO UM PROBLEMA SIMPLES SE TORNAR MUITO MAIOR NO FUTURO TENDO SEQUELAS COMO O ROSTO TORTO, OU ATÉ MESMO O OSSO MUITO TORTO ONDE TEM QUE FAZER ALGO CIRÚRGICO PARA RESOLVER. UM OUTRO EXEMPLO (caso da Sofia) A MORDIDA MUITO PROFUNDA ONDE O OSSO DE CIMA (maxila) PODE TRAVAR O CRESCIMENTO DO OSSO DE BAIXO (mandíbula). ENTÃO O APARELHO AJUDA NESSA FASE OS OS OSSOS, MÚSCULOS E DENTES A VOLTAR A TER O EQUILÍBRIO
Para quem se interessar a Dra Carolina Mattar atende na Clínica Sante, Av. Sen. Filinto Müller, 82 - Popular, Cuiabá - MT, 78032-090, telefone: (65) 3623-6475
Comentarios