Incentivando a independência: Quarto Montessoriano – Por Formatto Arquitetura e Design
- Maria Fernanda Falcão e Anna Elisa Falcão
- 2 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Olá mãezinhas, para começar bem a semana, hoje tem post das #IrmãsFalcão com dicas de um assunto que adoro falar: quarto montessoriano. Tenho certeza que algumas de vocês já ouviram falar, senão aqui vai uma breve e singela explicação.
Maria Montessori foi uma médica italiana que criou a pedagogia Montessori, na qual todo o ambiente é projetado a partir da visão da criança com intuito de estimular a autonomia e independência. Existem escolas que adotam essa pedagogia (Cuiabá tem uma somente) mas é na arquitetura que ela tem força. Tenho certeza que vocês já viram aqueles quartinhos fofos com cama no chão, né?! Algumas mamães fazem sem mesmo conhecer a pedagogia, apenas porque acharam bonitinho . Mas saibam que existe todo um estudo por traz de cada de cada móvel desse quarto, por isso as arquitetas Maria Fernanda e Anna Elise Falcão elaboram essas dicas maravilhosas para vocês.
Enjoy!
Incentivando a independência: Quarto Montessoriano – Por Formatto Arquitetura e Design
O Método Montessori visa criar possibilidades para a criança se desenvolver como indivíduo de forma livre e verdadeira. Na arquitetura o primeiro passo para elaborar um ambiente montessoriano é adotar o ponto de vista da criança.
Dessa forma, possibilitar o livre acesso aos seus brinquedos, livros e roupas, ajudam o pequeno a se perceber como indivíduo e a desenvolver suas habilidades. Prateleiras baixas, nichos de fácil alcance, gavetas que possam ser manipuladas, ajudam a estimular a criança. Na execução deste projeto optamos por ideias simples para um ambiente pequeno (7,85m²).

A cama quando mais baixa possibilita os pequenos subirem e descerem quando desejarem. Pode-se adotar uma proteção ao seu redor no caso de crianças menores para evitar quedas. Ao lado sempre é bom termos um tapete para que não pisem direto no chão frio ao acordar. Optamos neste caso pela almofada em formato de cobra para proteger a criança durante o sono.

Adotar um mobiliário do tamanho adequado de acordo com a faixa etária, ajuda sua utilização e fazem com que a criança se sinta confortável. Cadeiras pequenas, mesas sob medida e estantes baixas transformam o dia-a-dia e aumentam o interesse dos pequenos nas tarefas cotidianas.


Aposte em temas de interesse dos pequenos e o sucesso está garantido! Vale animais, carros, desenhos animados, princesas...
Formatto Arquitetura e Design Rua Havana, 76 – Jardim das Américas – Cuiabá/MT 65 3627-1351 65 99622-5846 ou 65 99608-7443
Comments