Desvendando o parto vaginal, por Mirielen Lopes
- Mirielen Lopes
- 17 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Muitas mulheres chegam no consultório gestante e totalmente perdidas, e digo mais, eu ficaria igual no lugar delas. A maioria marinheira de primeira viagem e tudo a sua volta mudando, seu corpo muda, sua mente muda, seus hábitos mudam, mas o que mais as encabulam é o momento do parto.
Qual a melhor forma de parir? Quero parto normal, mas sem dor.
O que as gravidinhas mais temem é a dor. Mas antes de começar o assunto quero afirmar algo muito importante: um bom pré-natal com um profissional capacitado é essencial para responder todas essas perguntas e transmitirem calma, é durante as consultas que descobrimos se a sua gestação é de alto ou baixo risco. Sendo de baixo risco, não tenhamos dúvidas que a melhor forma do seu filho nascer é a via vaginal.
E pasmem, é possível ter um parto natural sem que esse evento seja lembrado como um sofrimento mas sim de prazer e, há relatos de até um orgasmo. Mas para que isso aconteça é necessário que mulher queira, esse é o primeiro passo, claro que os obstetras podem ajudar ao passarem segurança a suas pacientes.
Hoje o Humanizado está em alta, mas digo que um bom profissional sempre será humanizado independente da via de parto ( normal ou cesárea), então prefiro definir um parto normal de prazeroso aquele em que você está acompanhada de seus familiares, obstetras, pediatra, enfermeira obstétricas, fisioterapeutas e doulas; nossa doutora mas tudo isso de profissionais para um parto?

Bom, vou explicar o papel de cada um: a família porque é sua segurança emocional; o obstetra porque tem conhecimento suficiente para identificar e agir em casos de intercorrências; pediatra que irá realizar os primeiros cuidados com seu bebê; a enfermeira obstétrica que irá monitorar seus sinais vitais preparar o ambiente com todos os materiais necessários e até ouvir o coração do neném; a fisioterapeuta que irá trabalhar a musculatura da pelve para que no momento do nascimento não tenha lacerações associados com fisioterapia respiratória para controlar as dores assim como os exercícios que aliviam as lombalgias e as doulas profissionais que já passaram por essa experiência e estão ao seu lado para te apoiar, passar segurança e amenizar sua dor. Essa seria a equipe ideal para um parto prazeroso.

Aqui encerro meu post, mas prometo ter outros sobre o assunto.
Att, Dra. Mirielen Lopes

Comments