Alergia alimentar x Probiótico
- Thais Paes
- 4 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

O índice de pessoas alérgicas tem aumentado nas últimas décadas como consequência de predisposição familiar e fatores ambientais. É estimado que cerca de 20% da população ocidental sofre de algum tipo de alergia.
O que são os probióticos?
A palavra “probiótico” deriva do grego e significa “para a vida”.
São micro-organismos vivos capazes de alcançar o trato gastrointestinal e alterar a composição da microbiota, produzindo efeitos benéficos à saúde quando consumidos em quantidades adequadas. Esses efeitos estão direta e exclusivamente relacionados ao tipo da cepa utilizada.
Qual a função dos probióticos?
Além de auxiliar na absorção de nutrientes (ferro, cálcio, vitaminas), eles ajudam a colonizar e proteger toda a parede do intestino, evitando assim que moléculas alergênicas e micro-organismos patogênicos prejudiquem a saúde.
Qual a relação dos probióticos com alergias?
Existem evidências dos benefícios da suplementação precoce de probióticos com algumas cepas específicas, para determinados tipos de alergias, incluindo alergias alimentares.
Alguns estudos mostram que os probióticos auxiliam na prevenção de alergias para pacientes predispostos a alergias, e melhora nas reações de pacientes já alérgicos. Observação: lembrando que cada indivíduo tem uma necessidade especifica, portanto procure um profissional para saber que tipo e a quantidade de probiótico utilizar.
Thais Paes
(65) 9622-4419/ 9222-2929
Nutricionista infantil.escolar.culinária
CRN1 6697
Fonte: Prebióticos, probióticos e simbióticos na prevenção e tratamento das doenças alérgicas Prebiotics, probiotics and symbiotics on prevention and treatment of allergic diseases Fabíola Suano Souza1 , Renata Rodrigues Cocco1 , Roseli Oselka S. Sarni2 , Márcia Carvalho Mallozi2 , Dirceu Solé3
Guia prático de diagnóstico e tratamento da Alergia às Proteínas do Leite de Vaca mediada pela imunoglobulina E Guia Prático Realização Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, e Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição
Commentaires