top of page

Entrevista com Renata Bermudez Konze, criadora do método Sosseguinho.

  • Foto do escritor: qbrand
    qbrand
  • 9 de jun. de 2017
  • 5 min de leitura

Bom dia mamãezinhas, é com muita felicidade que trago para vocês essa entrevista. Sou fã de carteirinha da Renata, já fiz alguns cursos com ela e, é simplesmente incrível! Recentemente comprei um dos seus cursos online sobre sono e estou amando (farei um post sobre o curso). Para mim é uma grande honra tê-la aqui no nosso mundo e quero agradecê-la imensamente por compartilhar conosco um pouso sobre a sua vida e seu trabalho.


Aproveitem a entrevista e conheçam o site dela também que é recheado de matérias interessantes e de muita valia para o nosso maternar.





1. Conte-nos um pouco sobre você, sua formação, como surgiu a idei do site sosseguinho?

Eu sou bióloga formada pela UFSC e após a formatura, por motivos profissionais do meu marido, acabamos nos mudando muito. Saímos de Florianópolis para Lages, na Serra Catarinense, depois para Brasília e Cuiabá. Ao chegar no Mato Grosso resolvemos engravidar e decidi ficar um pouco em casa para curtir esse primeiro momento da maternidade. Helena nasceu 9 meses depois e trouxe com ela uma série de desafios. Não tínhamos família por perto e tive que me adaptar a uma nova vida. Com três meses, Helena não dormia de forma alguma. Eu precisava embalá-la cerca de uma hora para que pegasse no sono e quando tentava colocá-la no berço, acordava e começava tudo de novo. Então comecei a estudar o que poderia estar ocorrendo, como funcionava o sono de um bebê e o que poderia fazer para que ela descansasse melhor.

2. Porque resolveu trabalhar com maternidade/família?

Uma vez que resolvi o problema de sono da minha filha, outras mães conhecidas começaram a me perguntar como eu fazia e comecei a ajudá-las com dicas e orientações mais gerais. Mas, foi tão bom ver como elas voltavam alguns dias depois, mais descansadas e felizes que comecei a namorar a ideia de trabalhar com isso. Claro que foi preciso estudar mais já que atuar com os filhos de outras pessoas implica em desenvolver uma metodologia que funcione para todos e não apenas para minha filha. Além disso, era preciso minimizar as chances de erros. Foi então que criei o site para postagem de dicas, orientações e reflexões sobre as questões de sono e maternidade.

3. Como funciona o método? É para qualquer idade?

A metodologia da Sosseguinho é baseada em atender a todas as necessidades físicas, psicológicas e cogntivas da criança.

Na questão do sono, fazemos a retirada de auxílios externos para dormir, de forma que o bebê/criança desenvolve a capacidade de adormecer por conta própria.

Quando trabalhamos as questões de disciplina, o método consiste em reforçar os comportamentos desejados e em ensinar os filhos a corrigirem seus erros (e não a terem medo de errar).

As práticas são ajustadas à idade e fase de desenvolvimento de cada criança, de forma a respeitar suas capacidades e dificuldades e podem ser aplicadas em qualquer idade.

4. Como funcionam as consultorias?

São basicamente dois tipos de atendimento. Um deles é por consultas que podem ser realizadas por videoconferências ou no consultório em Curitiba. Nessas consultas conversamos sobre o histórico da criança, seu comportamento, as questões a serem trabalhadas. Monto com os pais uma forma de aplicação da metodologia, explicando passo-a-passo a teoria e a prática do que vamos fazer. Os pais então aplicam em casa e retornam alguns dias para fazer os ajustes necessários. Nessa modalidade, os pais podem decidir quantas consultas precisam.

A modalidade de é um acompanhamento no qual eu passo 5 dias com a família 24 horas por dia. Nesse período a família tem um auxílio intensivo para poder ter uma boa melhora no quadro em um tempo mais curto. Depois, sigo acompanhando a família por 60 dias através de retornos e/ou videoconferências até que as questões estabilizem.

5.Qualquer pessoa pode fazer os seus cursos ?

Sim. A ideia dos cursos online é facilitar o acesso dos pais a essas informações já que não tenho como oferecer cursos em todos os lugares. Além disso, o formato de aulas curtinhas permite que os pais assistam aos poucos pelo celular, tablet, televisão ou computador nas horas vagas entre as tarefas de casa, do trabalho e com as crianças.

6. Os cursos são só para mães ou quem quer trabalhar na área pode fazer?

O público-alvo prioritário são pais e familiares das crianças. Entretanto, muitos profissionais que trabalham em escolas ou em casas de família como babás procuram os cursos e eles dão muitos insights que facilitarão muito na lida diária com crianças.

7.Você lançou um livro recentemente, conte-nos um pouco sobre isso.

Há cerca de 2 anos lancei o curso completo de disciplina positiva da Sosseguinho. Ao longo das turmas, amadureci a ideia de escrever um livro que oferecesse aos pais, além da teoria da disciplina positiva, orientações práticas. Muitos pais entendem que precisam conversar com a criança sobre os motivos das ações, por exemplo, mas não entendem o que fazer ou como agir quando a criança se nega a obedecer após a conversa.

Então o livro foi dividido em 4 partes:

  • Conceitos e Reflexões Importantes: nessa seção converso com os pais sobre o ponto de vista da disciplina que vamos aplicar. Essa é a base de toda forma de disciplina: que adulto eu quero formar?

  • Princípios da Disciplina Positiva: nessa parte tratamos daquilo que rege todas as orientações das quais vamos falar no livro

  • Bases Necessárias para Aplicação: como é impossível disciplinar uma criança cansado ou que não está tendo suas necessidades psicológicas atendidas, nessa seção vamos tratar de quais são essas necessidades e de como montar, passo a passo uma rotina que as atenda.

  • Aplicações práticas: a última, e mais esperada, seção do livro traz recomendações detalhadas de como lidar com cada situação, seja birra, brigas na hora do banho, na troca de roupas, no empréstimo de brinquedos. Também ofereço orientações sobre como agir quando perdemos a paciência e voltamos a gritar ou bater na criança e de como lidar com conflitos entre irmãos e com outras crianças.

8. Onde podemos comprar o livro?

O livro pode ser adquirido na loja virtual do site http://sosseguinho.com.br/site/loja/

9. E, para finalizar, qual a dica ou conselho daria a uma família?

Libertem-se da culpa. Como seres humanos que somos, temos limites físicos, psicológicos e financeiros. Quando nos sentimos culpados por perder a paciência, por não poder oferecer algo a nossos filhos ou por estarmos cansados demais para brincar, acabamos tentando compensar de outras formas, cedendo ainda mais e tornando essa rotina quase insuportável, o que fará com que percamos a paciência novamente.

Aceitar que vamos nos perder às vezes, é entender que nosso trabalho é, na verdade, tentar lidar com nossos filhos de forma cada vez mais tranquila e sermos pais “melhores” do que nossos pais foram para nós, pois assim, eles serão pais ainda melhores do que nós porque terão mais ferramentas psicológicas e sociais do que nós temos. Não há pais perfeitos e é bom que nossos filhos percebam isso porque eles também não o são.

Comentários


bottom of page