top of page

Deixe a luz entrar! Iluminação Natural por Formatto Arquitetura

  • Maria Fernanda Falcão e Anna Elisa Falcãoo
  • 3 de abr. de 2017
  • 1 min de leitura

Um ambiente que recebe luz natural traz inúmeros benefícios à saúde, além de motivação e energia para quem está nele. A luz solar coopera na produção de hormônios do sono e ajuda a regular o relógio biológico dos pequenos. Outros benefícios também conhecidos são a melhora no humor e na disposição para o desenvolvimento de atividades.


Dependendo da incidência solar nas janelas e portas, podemos regular a entrada da luz para que ela não seja excessiva e cause ofuscamento. Fazemos este controle através de cortinas, brises, telas solares, entre outros. Os tecidos mais fluídos e claros propiciam um bom aproveitamento da claridade e a torna mais difusa no ambiente.


Prever o “cantinho de leitura”, bancada de estudos e brinquedoteca próxima à entrada de luz, facilita a visualização dos brinquedos e o estudo. Tornando assim, o momento agradável tanto para crianças quanto para os adolescentes.


Locais onde as janelas ou portas são pequenas, devem receber acabamentos claros para favorecer o aproveitamento da luz. Já ambientes com grandes vãos podem receber cores um pouco mais escuras para o equilíbrio da luminosidade. Há ainda os casos onde a luz natural não é suficiente e para atender essa necessidade é preciso usar a luz artificial... Mas, isso é assunto para um próximo post.

Formatto Arquitetura e Design Arquiteta e Urbanista

65 3628-1634 65 99622-5846

Para quem quiser informações e dicas para quartinho de estudo clique aqui.

Comments


bottom of page