Prevenção da saúde bocal: do bebê ao vovô.
- Gisele Andrade
- 20 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

A descoberta precoce de uma doença aumenta as chances de cura na maioria dos casos . Isso também se aplica a saúde Bucal.
Sem dúvida, os dentes são o cartão de visita e uma das primeiras coisas que notamos em alguém, Dentes mal cuidados , desalinhados, amarelados, podem trazer consequências psicológicas e sociais, e acredite, até mesmo prejuízos profissionais , já que a aparência é um fator decisivo para muitas empresas , principalmente nos segmentos que envolvem imagem corporal.
A importância de iniciar o atendimento do seu bebê com o odontopediatra é de educar e promover a saúde oral da criança acompanhando desde o primeiro ano de vida.
Mas porque se meu bebê não tem dente?
É nessa fase que nós, profissionais, acompanharemos a erupção dos dentes (nascimento) e do crescimento e desenvolvimento das arcadas.
Assim , poderá prevenir cárie dental , doenças na gengiva (gengivite), doenças dos tecidos que suportam os dentes. Também poderá ser avaliado a oclusão dos dentes.
Com as visitas regulares cria – se um vínculo de confiança entre a família , o profissional e a criança, muito importante para o sucesso das ações odontológicas preventivas.
O ser humano vem adquirindo, uma longevidade cada vez maior: menores índices de mortalidade e de fecundidade contribuindo para que a porcentagem de idosos cresça mais velozmente do que qualquer outra faixa etária. Contudo ao alcançarmos idade mais avançadas , nossos órgãos estão mais tempo expostos ao desgaste e ao ataque de doenças e, isto inclui nossos dentes.
Os cientistas até hoje não tem evidências de que o envelhecimento tenha relação a perda dos dentes . Eles portanto podem sim durar a vida inteira , desde que bem tratados com escovação, fio dental e visitas regulares preventivas aos dentista .
Portanto um acompanhamento constante de um dentista e exames periódicos , pode – se reduzir drasticamente o aparecimento de doenças como cárie ou caso apareça que possa ser tratada rapidamente, evitando problemas mais graves no futuro.
Equipe Living de Odontologia
Comments