Dica de viagem: Ilha de Itamaracá!
- Mila Miranda
- 3 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Olá família, conforme prometido, hoje começo a resenha da nossa viagem de férias. A nossa viagem foi previamente agendada e programada, pois viajamos de gangue kkkkk, a família toda, nossa famosa família Buscapé.
A primeira parada foi em Pernambuco, Ilha de Itamaracá e é dela que venho falar hoje.
A ilha de Itamaracá localiza-se no litoral norte do estado de Pernambuco e constitui-se também em um município integrante da Região Metropolitana do Recife.

Para chegar até ela é necessário desembarcar em Recife e alugar um carro para chegar até a ilha. A viagem de carro dura no máximo 1 hora, a estrada é asfaltada e tranquila e nós, ainda, aproveitamos para fazer compras no mercado, pois a ilha tem poucas opções.
Conhecida pela sua preservação natural, essa viagem foi uma grande decepção para mim e para a minha família, pois em meio a guerras políticas e desvio de dinheiro público, a ilha está literalmente abandonada, o lixo toma conta das praias e não conta com a estrutura necessária para receber os turistas.
A preservação se dava em razão de lá ter um presídio e ninguém queria morar lá por conta disso, a notícia que tive antes de ir é que o presídio estava desativado e por isso o turismo tinha crescido, mas pasmem, o presídio continua ativo e ainda o regime é semiaberto! (quase surtei quando soube disso, ainda bem que já era o último dia de viagem kkk)
A praia mais bonita e limpa que fomos, chama-se praia do Sossego e realmente é linda, mas é justamente onde fica o presídio, por isso que é tranquila kkkk



A praia também é distante do centro e não tem estrutura para receber turistas, não conseguimos ficar muito tempo, pois não tinha almoço! (acreditam?!)
A ilha que foi palco de de lutas entre holandeses e portugueses, já foi capitania hereditária, carrega uma boa parte da história do nosso país. Por isso, quem se arriscar a ir, não pode deixar de ir na Vila Velha, o passeio é rápido e curto, mas muito rico em informações histórias.



Mas, mais uma vez, caímos no descaso da Estado e da população pois não qualquer cuidado com o patrimônio histórico. Essa igreja da foto foi a segunda construída no Brasil e guarda vários móveis da Maria Joaquina, dentre eles uma cômoda de 5 metros que foi confeccionada para guardar um único vestido. O que mais me deixou indignada foi os restos fósseis de escravos que dá para ver nitidamente na estrada, mas não qualquer sinalização ou cuidado, os carros e pessoas passam em cima e logo logo perderemos essa riqueza histórica.

Vocês conseguem ver o formato do crânio??
Essa área deveria ser isolada e tombada como patrimônio histórico, mas ninguém da valor e inúmeros carros passam em cima. Já já não sobrará nada dessa imagem! #OhTristeza
Próximo a Vila Velha tem a Lagoa azul, que de azul só tem o nome kkkk mas tem pedalinho, caiaque e tirolesa.



O aquário do peixe-boi, que eu estava louca para visitar e levar pisquila, por conta dos nossos políticos honestos está simplesmente fechadoooo! Foram gastos mais de 11 milhões nesse aquário, para ninguém poder visitar. #Indignada A praia do forte Orange e illha da coroa foi um passeio muito legal. Apesar do forte não estar bem cuidado, a vista é muito bonita e a praia é super tranquila (mais suja, e dessa vez a culpa é dos banhistas)





Ficamos 05 dias na Ilha e foi mais que suficiente para conhecê-la. Não me sinto a vontade para vir aqui "falar mal", mas preciso ser sincera, não é um lugar que eu voltaria e por isso não indico à vocês. Pode ser que esse cenário mude, pois a ilha sendo bem cuidada, com toda certeza, será um passeio maravilhoso, pois que é linda isso é!
Quanto a hospedagem, não vi um hotel ou pousada legal. Nós ficamos um flat muito lindo, limpo, com piscina e de frente para a praia, chama-se Itamaracá Beach, a minha cunhada que achou no site AirbNb.


Ah, por fim, uma dica importante. Não dá para ficar sem carro lá, apesar de ser uma ilha, as praias são distantes.
Bjokas Mila e Sofia
Comments