top of page

É possível sim incluir as crianças na organização da casa!

  • Carol Campos
  • 7 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Quando um bebê chega a casa naturalmente vira de cabeça para baixo, são tantos cuidados com o pequeno que no tempo livre só queremos um banho, um lanche, uma soneca ou somente ir ao banheiro em paz! rsrs A casa vai ficando para depois, e depois, e depois, e quando você percebe o caos já está instalado!

Mas isso tem salvação!!!

Uma casa bem organizada antes da chegada do bebê ajuda muito! Pode contratar um profissional, Personal Organizer (euzinha!), ou procurar várias dicas que tem disponíveis na internet. Aqui no blog já falei sobre gavetas de calcinha/cueca e rotina de limpeza.


Mesmo que não tenha se programado antes da chegada do bebê ainda tem solução! Procure organizar tudo por setores, assim vai facilitar na hora de procurar.


Com os brinquedos o melhor são cestos ou caixas organizadoras, facilita muito na hora de recolher! E o melhor é já ir ensinando para o pequeno que tudo precisa ser recolhido após o uso. Um exemplo, aqui em casa no final do dia a sala está uma loucura, é brinquedo para todo canto, brinco com a Clara muito nesse horário nosso, mas antes de ir tomar banho para dormir temos que recolher tudooo! No início quando era muito pequena ela só observava, eu até entregava algumas coisas para ela jogar no cesto, e com isso ela aprendeu observando! Hoje ela tem 2 anos e recolhe tudo! Eu sempre ajudo coordenando em qual cesto vai o quê.

Outra coisa que os pequenos podem ajudar é a colocar a roupa suja no cesto para lavar. A Clara adora! Também deixo ela participar da limpeza da casa, como colocar a roupa na máquina de lavar, vou ensinando a necessidade de lavar e de organizar. Ela também por influência dos pais (meu marido também é sistemático com a limpeza) ela limpa o que derrubou. Por exemplo, quando cai suco no chão eu vou limpar e dou um paninho pra ela também, mesmo não limpando certo ela já vai entendendo as consequências dos seus atos, sujou – limpou.

Não é trabalho escravo hein gente! É participar da casa como todos os moradores, além de ensinar valores para nossos filhos.


Nesta foto ela tinha 1 ano e 4 meses e já me ajudava a separar a roupa dela para lavar.

Abaixo uma tabela com algumas tarefas que seu filho pode ajudar de acordo com a idade:

 
 
 

留言


bottom of page