top of page

Leite fraco ou palpite chato?

  • Mila Miranda
  • 3 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

Bom dia mamães, o post de hoje está super especial, pois temos a colaboração do competentíssimo e renomado Médico Pediatra Dr. Celso Taques Saldanha, falando de forma simples, clara e objetiva, de um tema importantíssimo que é o mito do "leite fraco".


O Dr. Celso é o médico pediatra da Sofia, minha filha. Quando o encontrei, ela estava com 11 dias de vida e, estávamos passando por um momento muito delicado, pois a Sofia não estava engordando e todos insistiam que eu não tinha leite suficiente ou que meu leite não sustentava. Mas o Dr. Celso me acalmou, me explicou tudo sobre o leite materno e fez um planejamento dos intervalos das mamadas, em 15 dias a Sofia engordou quase 1 Kg e tudo se normalizou. Sofia mamou exclusivamente no peito até os 6 meses de vida e continuou no peito até um ano e dois meses.


Por isso, tenho certeza que as suas considerações serão de grande valia para todas as mamães.

Aqui vão algumas orientações e reflexões sobre o "leite fraco":

Costumo dizer que não existe o "leite fraco" e sim uma "mente fraca" para as mamães que se encontram amamentando os seus filhos e acham que seus leites não são suficientes, fracos. São inquestionáveis os benefícios do aleitamento materno. O aparelho digestivo da criança encontra-se ainda imaturo para receber proteínas diferentes em sua mucosa, isto é, as proteínas heterólogas, notadamente do leite bovino e nada mais salutar e seguro que o leite da mamãe para o seu filho. Já está bem consolidado cientificamente dessa alimentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida do bebe e após esse período o acréscimo de outros alimentos, onde serão fornecidos outras consistências, sabores e complementos nutricionais, isto é, um aparelho digestivo mais complexo. O bebe se agrada de estar nos braços da mamãe, ouvindo o bater do coração e fixar seus olhinhos nos olhos daquela que o ama, sentir seu cheiro, seu tato, sua voz.

O leite materno é mais completo em seus vários aspectos nutricionais, suas vitaminas, sais minerais, lipídios, carboidratos e proteínas, tudo foi feito para ele, inclusive o sabor que não lhe é monótono, pois o leite humano tem vários sabores durante o dia, diferente da monotonia dos "leites em pós" oriundos das vaquinhas. Não se esquecendo da temperatura ideal e a ausência de contaminação no seu preparo. Tudo está pronto, apenas a mamãe que o ama mais é que pode oferecer bem ali, tão juntinho e com o papai observando aquela cena de carinho e proteção.

Como o bebe está crescendo muito rápido nesses primeiros meses de vida, ele não tem outra coisa a fazer que mamar e mamar nos braços tão ternos de sua amada mãe. Cresce a uma velocidade de 23 gramas ao dia( em média), nos três primeiros meses e urina bastante! O leite materno é composto por aproximadamente de 80% de água, água esta tão pura que o amor de sua mãe. O bebe avisa a sua mamãe que está na hora de sua refeição matinal, vespertina e noturna com choros, choros este que sacramentam o contato do peito com sua boca tão faminta. Oferecer outro leite, outros alimentos nessa época de descoberta e aproximação do bebe com o mundo é desqualificá-lo para este mundo, é afastá-lo da suavidade e conforto da pessoa que mais lhe ama.

O leite de vaca certamente vai causar um diferencial pois suas proteínas são mais difíceis de serem digeridas e assimiladas, dai a demora entre os intervalos das mamadas. Quem não gosta de uma alimentação saudável e balanceada, já imaginaram ter que comer "feijoada" e "farofas" o dia todo, aquela coisa que fica presa na garganta, trava o intestino ou até mesmo "desanda". O bebe precisa se alimentar nutricionalmente de algo que lhe dê prazer, segurança e facilidade de crescimento e a leite materno da sua própria mamãe está ali bem próximo e disponível a toda hora....!!!!!!

Celso Taques Saldanha

Pediatra

É claro que existência situações e situações na amamentação, nem toda mãe tem sucesso na amamentação e não é por isso que é menos mãe ou ama menos seu filho. Não estou aqui defendendo a amamentação a qualquer preço, apenas quero faze-las refletir, pois as vezes não é seu leite que é fraco, mas a quantidade de intromissão na sua vida com palpites chatos a deixa tão estressada e cansada que bloqueia a sua produção de leite.

bjos Mila

Commentaires


bottom of page