Contos para auxiliar na educação da criança!
- Mila Miranda
- 18 de out. de 2016
- 2 min de leitura
“Mitos e contos de fadas expressam processos inconscientes. A narração dos contos revitaliza esses processos e restabelece a simbiose entre consciente e inconsciente.” (Carl Jung)
Oi Oi pessoal, os contos e histórias são grandes aliados aqui em casa na educação da #Pisquila. Sempre procuro histórias que sejam compatíveis com a idade e com a fase que ela está passando. Além da função da incentivar a imaginação e a fantasia, acredito que eles nos ajudam no processo da educação, por isso teremos vários posts com indicação de contos.
Começarei pelo conto do mingau doce foi indicado pelo médico antroposófico Dr. José Carlos Machado. É um conto curto e rápido, fácil de aprender a atenção da criança. Esse conto ensina para a criança a noção do limite.
Eu conto para a pisquila desde que ela tinha um ano e meio, e ela adora! A menina já tem até nome kkkk ela se chama Rebeca e Sofia já decorou a história toda.
Enjoy!
"O conto do Mingau Doce"

Era uma vez uma menininha pobre e piedosa que morava com sua mãe e as duas já não tinham mais nada para comer. Então, a menina foi à floresta. Estando lá, veio ao seu encontro uma velha que sabia de sua miséria. A velha lhe deu de presente uma panelinha à qual ela devia lhe dizer: "PANELINHA COZINHA!" E ela, então, fazia um gostoso mingau doce de milho miúdo. E, quando se dizia: "PANELINHA PÁRA!", ela, então parava de cozinhar.
A menina levou a panela para casa, deu à sua mãe e agora elas estavam livres da pobreza e da fome e comiam mingau doce sempre que quisessem. Uma vez a menina saiu para passear e a mãe que estava com fome disse: "PANELINHA COZINHA!" Ela cozinhou e a mãe comeu até se fartar, nisso ela quiz que a panelinha parasse de cozinhar, mas não lembrava que palavras dizer. Então, a panelinha continuou cozinhando e o mingau derramou-se da beirada para fora e encheu a cozinha e a casa toda ficou cheia de mingau e mais a casa vizinha e ainda a rua, como se quisesse que o mundo inteiro comesse até se fartar. E foi uma complicação e ninguém sabia o que fazer para ajudar.
Por fim só faltava uma casa para se encher de mingau. A menina chegou de volta e foi só ela dizer: "PÁRA PANELINHA!" que a panelinha parou de cozinhar, mas quem quisesse a ir à cidade precisava abrir caminho comendo o mingau espalhado pelas ruas.
Irmãos Grimm (tradução Ruth Salles).
Comments