top of page

Quem é o professor do seu filho?

  • Mila Miranda
  • 17 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

“Busque sempre atuar para o desenvolvimento da consciência humana com a máxima integridade.”

Vc entra no mundo da escola Waldorf e encontra pessoas engajadas no processo de educação de nossas crianças:

Professores que além de passar os conteúdos propostos no currículo, estão preocupados com o desenvolvimento integral de cada uma das crianças, ao invés de apenas passar os conteúdos para a criança decorar.

Professores que buscam conhecer a criança pelo olhar, conhecer suas famílias e suas diferenças individuais e buscam descobrir suas capacidades e potenciais respeitando cada etapa de seu desenvolvimento.

Professores que cultivam valores como amizade, cooperação, perseverança, respeito, serviço, confiança e apreciação.

Professores que estimulam a fantasia e a imaginação, essenciais para o desenvolvimento da criatividade.

Professores que sorriem a cada sorriso de seus alunos, que choram a cada despedida e comemoram cada vitória deles.

Professores que buscam sempre o autodesenvolvimento para que possam atuar verdadeiramente em sua tarefa:

“Formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.” – Rudolf Steiner

Mas nem tudo são flores, os que se propõem a trilhar o caminho de Professor têm muitos desafios. Além do domínio do currículo, o professor Waldorf precisam estudar profundamente o desenvolvimento infantil, conhecer os processos que acontecem durante cada etapa.


Conhecer a biografia de cada criança e acompanhar os processos de âmbito familiar, para ajudar a criança a passar com firmeza e crescer em cada um deles.


Para esta elevada tarefa é necessário um trabalho intenso de autodesenvolvimento, pois para se ter a Presença de Espírito para atuar da melhor forma em cada situação que se manifeste, é necessário separar-se de problemas pessoais, estar acima de julgamentos, de processos de antipatia e simpatia com familiares, colegas de trabalho ou mesmo as próprias crianças: buscar sempre atuar para o desenvolvimento da consciência humana com a máxima integridade.


Mas somos seres humanos, temos nossas dificuldades… Muitas vezes erramos. E o professor Waldorf também erra. E isto é uma carga enorme para eles, pois a tarefa do professor é muito profunda e delicada.


Mas como ajudar o professor Waldorf a cumprir sua missão?


Sim, é uma missão, não apenas um emprego. Se fosse um emprego, o professor se preocuparia apenas em passar os conteúdos e aprovar quem passar na “prova”, para receber seu salário no final do mês.

Fonte: http://www.antroposofy.com.br/forum/quem-e-o-professor-do-meu-filho/

Comments


bottom of page