top of page

Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação!

  • Mila Miranda
  • 29 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Segunda feira passada (19/09/2016) começou a Campanha Nacional de Atualização das Cadernetas de Vacinação e vai até o dia 30/09/2016, sexta-feira, abrangendo crianças menores de 05 anos e adolescentes de 09 a 14 anos. A Secretaria de Saúde disponibilizou todas as vacinas do calendário básico, o objetivo é atingir aquelas crianças que por algum motivo não tomaram alguma das vacinas.


Muitas mamães ficaram com dúvidas se precisam ou não levar os filhos para vacinar, por isso preparei esse post explicando melhor

A campanha é para ATUALIZAR a caderneta, por isso se seu filho está com as vacinas em dia, teoricamente, ele não precisa vacinar.

Mas houveram mudanças no esquema vacinal, por isso sugiro que leve a caderneta até um posto de saúde ou um profissional da área para que verifique se há necessidade ou não da vacina.

Conheça as Vacinas que sofreram mudanças:

POLIOMIELITE - O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral – VOP (gotinha). Até 2015, o esquema era de duas injetáveis (VIP) e três orais (VOP). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e como parte do processo de erradicação mundial da pólio.


HPV - O esquema vacinal passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Os estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.


MENINGOCÓCICA - O reforço, que anteriormente era administrado aos 15 meses, passou a ser administrado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.


PNEUMOCÓCICA- Redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente. Passou a ser administrada em duas doses, aos 2 e 4 meses, com um reforço preferencialmente aos 12 meses, que pode ser recebido até os 4 anos. (Com informações da Agência Saúde).

Em regra, quem está com a caderneta em dia não precisa vacinar. Mas eu sugiro que leve a caderneta para um profissional da área analisar, pois eu achava que a da pisquila estava em dia, mas não está.


Eu achei que a minha piquitita estava em dia, mas levei a caderneta no posto e descobri que não. Algumas ela não conseguiu tomar, pois precisa ter 4 anos completos, mas outras sim.


Levar a caderneta é uma segurança, pois com tantos carimbos e rabiscos nem sempre entendemos o que está escrito.


Bjos Mila

Comments


bottom of page