Trauma dental em criança - saiba o que fazer.
- Mila Miranda
- 18 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Oi oi pessoal, hoje é dia de #PapoProfissional e o assunto de hoje é o que fazer quando a criança sofre uma queda e machuca a boca e o dente.
Por aqui nunca passamos por essa situação #GraçasADeus, mas tenho amigas que já passaram e eu imagino o quão desesperador deve ser!
Quando nossos filhos adoecem em razão de gripes, tem febre e/ou tosse, geralmente sabemos o que fazer, pois são situações mais corriqueiras , mas e quando nossos filhos machucam a boca e os dentes, o que fazer??
Eu não saberia o que fazer, por isso pedi para a #EquipeEspaçoLiving nos orientar nesses momentos.
Eis as instruções:

"No aprendizado de andar e correr, as crianças entre 1 e 2 anos de idade, cujo desenvolvimento psicomotor é pobre, estão sujeitas à ocorrência de traumas. A primeira atitude a ser tomada no momento é manter a calma para que a criança sinta -se tranquila e segura.
Lesões ou traumas ocasionadas com as quedas nas quais a boca é a primeira a ser atingida não devem ser ignoradas pelos pais ou responsáveis. Estes devem acompanhar a criança ao odontopediatra para que o profissional o examine estabelecendo um diagnóstico correto conduzindo a um tratamento seguro.
Se estiver com sangramento ativo, orientar a criança a a morder um rolete de gase e aplicar gelo no local do sangramento ou inchaço.
Em casos onde houver avulsão completa do dente(o dente sai fora da boca), tente recolocá -lo em posição. Caso não seja possível, coloque - o num recipiente contendo leite ou soro fisiológico e procure imediatamente o odontopediatra. O dentinho deve ser mantido no leite ou soro fisiológico para que não sofra desidratação e a criança não corra o risco de perdê - lo.
Em casos onde haja fratura apenas de parte do dente, procure guardar os pedacinhos, pois o odontopediatra irá tentar aproveitá -lo.
A importância de levar seu filho ao odontopediatra, sempre que levar uma queda em que a boca seja atingida , está no fato de que embaixo dos dentinhos de leite do seu filho estão, já formados, os dentinhos permanentes .Esperando assim a hora de nascer. Uma queda pode trazer defeitos a esses dentes se não for bem avaliada.
Um lembrete importante é não esquecer de leve o cartão de vacina do seu filho na consulta pois dependendo de onde ocorreu o acidente (terra, barro, águas poluídas) e a presença de ferimentos sangrantes nos tecidos moles, o profissional deverá instituir a profilaxia antitetânica ou o encaminhamento para uma clínica de imunizações. Portanto levar o cartão de vacina ajuda nas medidas a serem tomadas.
Equipe Living Odontologia
Espaço Living. Cuiabá Lar Shopping.Sala 3/4.Térreo.☎(65)3359-7555/9620 - 1044 Living Hair Style.☎(65)3322 - 6818/ 9681 - 3499 Living Odontologia.
Comentarios